Problemas nas obras: indenizações

Nem sempre a aquisição de um imóvel novo significa que se estará livre de preocupações, pois como qualquer obra humana, está sujeita a falhas, imperfeições e defeitos que podem representar desde pequenos aborrecimentos até grandes transtornos, inclusive com risco à saúde e à vida daqueles que o utilizam.

Com o acelerado ritmo de novas construções em todo o Brasil, cresceram igualmente as pessoas insatisfeitas com o produto que receberam, com situações que vão desde diferenças entre o projeto e o imóvel recebido, até graves problemas estruturais.

Não importa qual seja o caso, importante o consumidor ter consciência que se não conseguir resolver amigavelmente com a construtora, seja ela uma empresa, uma pessoa física, um arquiteto ou um engenheiro, é possível buscar judicialmente o ressarcimento por todos os prejuízos que sofrer, tanto os materiais como os morais.

Os prejuízos materiais podem ser desde o simples reparo do problema, como também hospedagem em hotel ou aluguel de outro imóvel durante o período de obra, ressarcimento por eventuais móveis danificados, desvalorização do imóvel, indenização pelos lucros cessantes se for um imóvel comercial e se ficou inviabilizada a atividade empresarial, entre outras hipóteses.

Já os danos morais são justificáveis tanto por situações de ter o incômodo de residir no imóvel enquanto são feitas obras de reparo, como também ter que mudar para hotéis ou outros imóveis, bem como eventuais prejuízos a saúde com mofos e infiltrações (desde que comprovado o nexo), além de extremos casos em que há morte de pessoas por conta de desabamentos ou outros fatores.

As possíveis situações são inúmeras, sendo fundamental o consumidor ficar atento quanto à comprovação de todos os danos sofridos, bem como da origem dos problemas, como foi a evolução dos problemas no imóvel e como o responsável tratou de todo ocorrido.

Caso o leitor tenha interesse em mais informações, acesse nesse link o texto completo que preparamos para você:

Espero ter colaborado com essas informações.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Envie para nossa equipe por meio do formulário abaixo ou busque auxílio de um Advogado Especialista.

0 pessoas leram esse artigo
Sobre o autor

Henrique Lima

Sobre o autor

Henrique Lima

Henrique Lima é advogado atuante em defesas de servidores públicos civis e militares, de trabalhadores da iniciativa privada, de profissionais liberais, de associações, sindicatos e empresas em temas envolvendo direito administrativo, tributário, previdenciário (INSS e RPPS), do trabalho e do consumidor.

 

É mestre em direito pela Universidade de Girona – Espanha e pós-graduado (lato sensu) em direito constitucional, direito do trabalho, civil, consumidor e família. É sócio do escritório Lima & Pegolo Advogados Associados (www.limaepegolo.com.br) que possui unidades em Curitiba-PR, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Rio Brilhante-MS, Dourados-MS e Aquidauana-MS, mas atende clientes em vários Estados brasileiros.

Saiba mais sobre o autor

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou