Nem sempre a aquisição de um imóvel novo significa que se estará livre de preocupações, pois como qualquer obra humana, está sujeita a falhas, imperfeições e defeitos que podem representar desde pequenos aborrecimentos até grandes transtornos, inclusive com risco à saúde e à vida daqueles que o utilizam.
Com o acelerado ritmo de novas construções em todo o Brasil, cresceram igualmente as pessoas insatisfeitas com o produto que receberam, com situações que vão desde diferenças entre o projeto e o imóvel recebido, até graves problemas estruturais.
Não importa qual seja o caso, importante o consumidor ter consciência que se não conseguir resolver amigavelmente com a construtora, seja ela uma empresa, uma pessoa física, um arquiteto ou um engenheiro, é possível buscar judicialmente o ressarcimento por todos os prejuízos que sofrer, tanto os materiais como os morais.
Os prejuízos materiais podem ser desde o simples reparo do problema, como também hospedagem em hotel ou aluguel de outro imóvel durante o período de obra, ressarcimento por eventuais móveis danificados, desvalorização do imóvel, indenização pelos lucros cessantes se for um imóvel comercial e se ficou inviabilizada a atividade empresarial, entre outras hipóteses.
Já os danos morais são justificáveis tanto por situações de ter o incômodo de residir no imóvel enquanto são feitas obras de reparo, como também ter que mudar para hotéis ou outros imóveis, bem como eventuais prejuízos a saúde com mofos e infiltrações (desde que comprovado o nexo), além de extremos casos em que há morte de pessoas por conta de desabamentos ou outros fatores.
As possíveis situações são inúmeras, sendo fundamental o consumidor ficar atento quanto à comprovação de todos os danos sofridos, bem como da origem dos problemas, como foi a evolução dos problemas no imóvel e como o responsável tratou de todo ocorrido.
Caso o leitor tenha interesse em mais informações, acesse nesse link o texto completo que preparamos para você:
Espero ter colaborado com essas informações.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Envie para nossa equipe por meio do formulário abaixo ou busque auxílio de um Advogado Especialista.