Sofri um acidente no trabalho e não consigo mais exercer minha profissão, quais os meus direitos?

O acidente de trabalho possui previsão legal e ocorre quando o trabalhador sofre alguma lesão permanente ou temporária no exercício de suas funções laborais, prejudicando sua capacidade de produção ou, até mesmo, levando a óbito.

Os acidentes de trabalho podem ser:

  • Típico – geralmente ocorre no ambiente de trabalho ou nos seus arredores durante o expediente, sendo ligados a imprudência e/ou negligência;
  • Atípico – são casos excepcionais causados por contaminações, agressões, defeitos em maquinários etc;
  • De trajeto – este caso ocorre durante o deslocamento do trabalhador de sua casa até seu trabalho, em transporte público ou veículo próprio.

Portanto, diante desses riscos que todos estão suscetíveis às empresas detém a obrigação de oferecer equipamentos adequados para a segurança do colaborador, em caso de acidente de trabalho emitir o CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) e respeitar todos os direitos previstos em lei no que diz respeito aos trabalhadores acidentados.

Contudo, sabendo da importância do assunto e das demais consequências que ele pode trazer tanto para o trabalhador quanto para o empresário, elaboramos este artigo abordando alguns pontos indispensáveis que devem ser analisados.

Acompanhe! 

Dano moral e material devidos pelo acidente. 

Nesses casos de acidente de trabalho, é preciso ficar atento com as possíveis indenizações morais e materiais.

Isto porque, a previsão do dano moral nos acidentes de trabalho está estabelecida na Constituição Federal, o conjunto de normas mais importante do país, abordando o tema da seguinte forma:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXVIII – seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa;

Desse modo, o empregador está responsável pela integridade física de seus colaboradores durante as atividades em sua empresa e em caso de acidente de trabalho por conta de dolo ou culpa por parte da empresa, está estará sujeita a uma ação indenizatória. Podendo ser sentenciada a cobrir os gastos médicos/hospitalares do acidentado, além da indenização moral. 

O direito a aposentadoria por invalidez.

Dependendo das proporções do acidente de trabalho, o resultado final pode ser grave. Diante deste panorama, o trabalhador possui alguns direitos como a aposentadoria por invalidez, se o mesmo for um segurado do INSS.

Esta modalidade de aposentadoria é concedida ao segurado do INSS que tenha ficado incapaz de exercer suas atividades no trabalho. Logo, o benefício tem como objetivo assegurar recursos financeiros ao beneficiário para lhe garantir o mínimo de sobrevivência.

Além disso, a aposentadoria para ser concedida necessita de alguns requisitos a serem cumpridos, como a necessidade de passar pela perícia médica do INSS para comprovar a incapacidade de exercer as atividades laborais.

Outros requisitos devem ser observados para obter a concessão do benefício, conforme iremos apresentar no tópico seguinte

Requisito necessário para concessão do benefício previdenciário.

Após um acidente grave, impossibilitando o trabalhador de exercer suas funções, todo apoio, cuidado e preparo fazem toda a diferença. Por isso, é preciso estar atento se o acidentado cumpre os requisitos para obter, por exemplo, a concessão da aposentadoria por invalidez.

Nesse momento, é importante contar com uma assessoria especializada, tendo em vista que ela irá avaliar os caminhos e o que o trabalhador precisa para ter sucesso na concessão do benefício. Isto porque, os requisitos necessários são:

  • Cumprimento do período de carência, ou seja, no mínimo 12 contribuições mensais pagas ao INSS;
  • Comprovar por meio da perícia médica do INSS a incapacidade laborativa;
  • Identificar se a incapacidade é permanente ou temporária;
  • Possuir a qualidade de segurado do INSS ou estar dentro do chamado “período de graça”.

Por fim, vale lembrar que caso o trabalhador tenha a aposentadoria por invalidez concedida, o mesmo poderá passar por reavaliações perante o INSS para verificar se o mesmo ainda possui a incapacidade que originou a concessão do benefício.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Envie para nossa equipe por meio do formulário abaixo ou busque auxílio de um Advogado Especialista em Acidente de Trabalho.


Querido leitor,

Quer saber mais sobre assuntos trabalhistas? Leia o meu livro “Acidente de trabalho – direitos básicos na prática”

692 pessoas leram esse artigo

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou