Seguro agrícola, negativa da seguradora, cuidados necessários

O seguro agrícola é uma modalidade de seguro que busca proteger os produtores rurais contra riscos à lavoura por fatores externos, como chuvas, secas, geadas, entre outros, fornecendo maior segurança ao produtor.

O popular ditado “o seguro morreu de velho” já ensina muito sobre prevenção; a expressão busca dizer que precauções são necessárias para evitar surpresas que podem ser desagradáveis.

Do mesmo modo, assim, é necessário que os produtores rurais segurados tomem alguns cuidados necessários ao acionarem as seguradoras.

Justamente pelo fato de que é comum que as seguradoras se recusem em realizar o pagamento da cobertura securitária; afinal, são diversos os casos de negativa de cobertura, fazendo com que seja necessário que o produtor rural ajuíze uma ação a fim de obter o pagamento da indenização.

Alguns cuidados básicos são importantes para que o produtor se revista de provas que fundamentem seus direitos, como:

  1. Ao perceber que pode sofrer perdas em sua safra, previna-se e realize laudos assinados por agrônomos;
  2. Comunique à seguradora do início da colheita e aguarde sua autorização, evitando que a seguradora alegue que a colheita foi realizada sem sua vistoria e antes do prazo ideal;
  3. Em caso de comunicação de sinistro, realização de vistoria e laudo de comprovação de perda, seja auxiliado por um profissional de confiança.
  4. Utilize sementes ou insumos de recomendação da seguradora, para evitar que a seguradora alegue culpa do produtor e uso de insumos inadequados.

Todavia, nada impede que o seu caso seja analisado por nossa equipe de direito securitário que poderá fornecer informações específicas para seu caso, entendendo-o e analisando-o.

         Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe.

10 pessoas leram esse artigo
Sobre o Autor

Conheça o autor H. S. Lima e seus conteúdos de Filosofia e Fé

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou