Os bancários com dores nos braços (LER/DORT) e alguns importantes direitos

Dois grandes grupos de doenças são muito comuns entre os bancários: as ortopédicas e as psíquicas.

Dentre as ortopédicas podemos colocar as conhecidas como LER/DORT, isto é, as tendinites, tenossinovites, epicondilite, síndromes do túnel do carpo, bursite, cistos, etc.

Já as psíquicas geralmente são as síndromes do pânico, depressão, síndrome do esgotamento profissional (Burnout), estresse, etc.

Infelizmente é comum muitos bancários deixarem de fazer o tratamento que deveriam e de se afastar pelo INSS geralmente por medo de represálias e da forma como serão tratados após retornar do afastamento, pois é comum ainda haver preconceito, especialmente por parte de gestores que passam a ver aquele funcionário como um “potencial problema”.

Por isso, vários bancários optam por sofrerem calados.

Mas uma orientação que sempre damos é de pelo menos realizar consultas médicas, exames básicos (ultrassom, ressonância magnética, eletroneuromiografia, etc.) e sessões de fisioterapia, bem como guardar atestados e relatórios das sessões realizadas para, caso ocorra o pior (um desligamento inesperado), tenha como provar que sua saúde já estava agravada quando ainda estava trabalhando. Não quer dizer que se não tiver isso, não conseguirá provar, mas aumenta as chances de êxito.

Outro aspecto relevante a reforçar é que esses direitos podem ser buscados enquanto o bancário ainda está com o contrato ativo. Mas caso o bancário não se sinta à vontade de entrar com ações contra o banco (indenização e verbas trabalhistas), pelo menos as ações contra o seguro e o INSS.

Enfim, os direitos a serem destacados são:

  • indenização por danos morais, pensão e plano de saúde;
  • auxílio-acidente do INSS
  • seguro por invalidez (seguro em grupo, seguro coletivo) e
  • reintegração ao emprego por ter sido demitido doente.

Neste link, você pode encontrar orientações sobre esses temas: https://henriquelima.com.br/?s=banc%C3%A1rios+ler+dort

0 pessoas leram esse artigo
Sobre o autor

Henrique Lima

Sobre o autor

Henrique Lima

Henrique Lima é advogado atuante em defesas de servidores públicos civis e militares, de trabalhadores da iniciativa privada, de profissionais liberais, de associações, sindicatos e empresas em temas envolvendo direito administrativo, tributário, previdenciário (INSS e RPPS), do trabalho e do consumidor.

 

É mestre em direito pela Universidade de Girona – Espanha e pós-graduado (lato sensu) em direito constitucional, direito do trabalho, civil, consumidor e família. É sócio do escritório Lima & Pegolo Advogados Associados (www.limaepegolo.com.br) que possui unidades em Curitiba-PR, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Rio Brilhante-MS, Dourados-MS e Aquidauana-MS, mas atende clientes em vários Estados brasileiros.

Saiba mais sobre o autor

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou