A necessidade de contar com um Advogado em acidentes de trânsito

Os acidentes de trânsito são eventos que acontecem por negligência, imprudência ou imperícia que causam danos materiais e morais a diversas pessoas.

No mesmo sentido, existem casos de lesões corporais irreversíveis debilitando as pessoas para executar as tarefas comuns da vida. Mais grave ainda, aqueles que resultam no evento morte.

Somando-se a isso, temos danos materiais que podem em alguns casos, causar prejuízos às vítimas e afetar seus rendimentos.

Também, não podemos esquecer de casos que devem ser discutidos na esfera criminal, através de processos longos e desgastantes.

São inúmeras possibilidades que os acidentes de trânsito causam e trazem resultados diversos, a depender da forma com que são conduzidos e acompanhados. Nesse ponto, a assistência de profissionais tecnicamente qualificados faz diferença, e é o que vamos demonstrar abaixo.

A importância de uma assessoria especializada em Direito de Trânsito

Os acidentes de trânsito ocorrem todos os dias no nosso país e destes, muitos não são resolvidos de forma consensual e acabam nos tribunais.

Tanto é que muitos Estados criaram varas cíveis e criminais especializadas em acidentes de trânsito, com o objetivo de dar maior celeridade e segurança jurídica às vítimas.

É nesse ponto que o papel do advogado se intensifica. Conforme estabelece a nossa Constituição Federal em seu artigo 133, “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Nota-se que é uma função de extrema relevância e que exige muito conhecimento.

Conforme citamos acima, os acidentes de trânsito podem ter resultados diversos e um especialista pode avaliar questões como:

  • Checar o nexo de causalidade entre o acidente e os danos;
  • Requerer o levantamento de provas e perícias;
  • Mensurar os danos sofridos pelas vítimas e as formas de indenização para cada caso;
  • Aplicar os fundamentos legais corretamente ao caso concreto;
  • Avaliar a extensão dos danos e a peça processual necessária em cada caso. Como exemplo, acidentes que resultem em lesão corporal grave ou aquelas com resultado morte e eu devem ser discutidas também na esfera criminal;
  • Promover também, e por que não, a defesa dos acusados na esfera cível e criminal, de forma que estes tenham um julgamento justo.

Logo, diante dessas questões ou por imposição legal, os profissionais do direito são fundamentais para conduzir os processos.

A aplicação da multidisciplinaridade em casos que envolvem mais de uma área do Direito

São diversos acidentes de trânsito que exigem mais de um conhecimento técnico. Como exemplo, podemos citar:

  • Processos de pedido de indenização de danos materiais sem vítimas;
  • Processos de indenização para recuperação física de vítimas;
  • Processos criminais para apuração de responsabilidades de crimes de trânsito;
  • Processos de indenização contra o Estado, em determinados casos.

Com isso, abre-se um leque de possibilidades que exigem profissionais do direito com múltiplas especialidades para poder dar um suporte adequado a cada tipo de matéria envolvida.

A garantia de respeito aos direitos do cidadão

Sobre esse ponto, um dos principais problemas que temos observado é que quando a vítima procura os juizados especiais para tentar resolver sozinha a situação, pode ser prejudicada em audiência por falta de conhecimento técnico.

Da mesma forma, em vários momentos, podem se sentir coagidas a aceitar qualquer proposta e acabam encerrando a demanda sem o reconhecimento integral do seu direito.

Por vezes, os magistrados procuram encerrar sua pasta de processos e isso também pode suprimir algum direito que a vítima efetivamente tenha.

São situações que um advogado certamente irá evitar que aconteçam, fazendo com que a prestação jurisdicional aconteça na forma da lei.

O Dr. Henrique Lima se dedica de forma constante às demandas desse mercado, com a finalidade de garantir uma assessoria de nível elevado e segurança jurídica.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Envie para nossa equipe por meio do formulário abaixo ou busque auxílio de um Advogado Especialista em Acidentes de Trânsito.

46 pessoas leram esse artigo

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Fale comigo por E-mail ou