O seguro rural é um modelo securitário que trata sobre garantias para as atividades agrícola e pecuária. No Brasil, o agronegócio é um dos maiores setores da economia do país; porém, está sujeito aos riscos de externos, tais como: chuvas, secas, geadas etc. que podem causar perdas e danos. Aliás, o clima é o principal motivo de risco para a produção rural.

Portanto, tanto na agricultura quanto na pecuária, os produtores podem – e até devem – buscar garantias para suas produções, evitando prejuízos com perdas – que podem ser terríveis para os seus negócios e até fatais.

Nesse ponto, então, é que o seguro rural entra como opção para os produtores rurais em busca de garantias securitárias para sua atividade agrícola e/ou pecuária ou outros.

O seguro rural visa minimizar perdas e recuperar o capital investido pelos produtores em caso de prejuízo; assim, é fundamental que seja escolhido corretamente.

Os seguros rurais[1], no Brasil, são diversos; existem distintas modalidades como: agrícola, pecuário, florestas, aquicultura, etc., englobando diversos grupos de atividades, como: soja, grãos de verão, grãos de inverno; frutas, olerícolas, cana-de-açúcar e café; silvicultura, aves, bovinos, caprinos, equinos, ovinos e suínos; carcinicultura, maricultura e piscicultura, entre outros.

Indo além, os seguros rurais agrícolas podem cobrir, basicamente, todos os fatores de origem externa que oferecem riscos para plantações, exemplificando: incêndios, chuvas excessivas, geadas, seca, entre outros.

Já os seguros pecuários também cobrem diversos fatores que podem causar danos aos animais de consumo, de trabalho rural ou até para fins de reprodução.

Todavia, como dito, são diversos os modelos de seguro rural. Portanto, é importante que busque o devido atendimento especializado para entender qual é a melhor modalidade de seguro para seu tipo e que o contrato, por exemplo, seja avaliado por uma equipe com experiência no assunto.

Trabalhamos com atendimento técnico competente para tratar sobre o assunto de seguro e temos experiência na área, já tendo publicado textos jurídicos informativos sobre o tema e tocado diversos processos no ramo securitário, que sempre envolve litígio entre segurado e seguradora; assim, possuímos experiência e competência para auxiliá-lo.[2]

Nossa equipe conta um grupo especializado em direito securitário, entre em contato conosco!


[1] Ver: SEGURO RURAL. Governo Federal. Texto disponível em:< https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/riscos-seguro/seguro-rural/seguro-rural>   

[2] Ver: Henrique Lima e Paulo Pegolo. VOCÊ SABE O QUE É SEGURO RURAL? Texto publicado em Henrique Lima Advogado <https://henriquelima.com.br/voce-sabe-o-que-e-seguro-rural/>       

5 pessoas leram esse artigo
Sobre o Autor

Conheça o autor H. S. Lima e seus conteúdos de Filosofia e Fé

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou