Quais os critérios para receber o seguro de vida do banco?

O seguro de vida sempre vem acompanhado de um momento difícil para o beneficiado, sem contar que na ideia geral acredita-se ser algo complicado e burocrático.

De fato, a burocracia é algo presente em nosso país, o que acaba atrasando processos e criando dificuldades.

Todavia, após ser desmistificado, o seguro de vida pode se tornar um processo prático e dinâmico.

Sabendo disso, elaboramos este artigo a fim de demonstrar que nos casos de contratação ou recebimento do prêmio, serão necessários alguns documentos e requisitos.

Neste texto você irá encontrar maiores esclarecimentos nos seguintes tópicos:

  1. Documentos necessários para contratar um seguro
  2. Como receber seguro de vida?
  3. Quanto tempo a empresa leva para efetuar o pagamento do seguro de vida? 

Acompanhe a leitura!

Documentos necessários para contratar um seguro

A análise de uma apólice de seguro de vida antes da assinatura do contrato é fundamental para o entendimento das regras e se há conformidade com a lei. Por isso, é necessário averiguar com cautela todas as coberturas atendidas e os riscos excluídos da indenização.

No momento da negociação com a corretora de seguros, é importante definir suas prioridades e se a proposta da seguradora atende seus ensejos.

Dito isso, após definidas as questões de preferência, serão necessários alguns documentos para a criação do contrato:

  1. RG e CPF;
  2. Comprovante de residência;
  3. Informações adicionais sobre filhos, cônjuges e demais beneficiários do contrato, além da Declaração Pessoal de Saúde (DPS).

Feito isso, será elaborada a apólice, incluindo valores, condições e exigências.

Como receber seguro de vida?

Com o falecimento do segurado ou em caso de adquirir uma doença grave, acidente que o invalide, ou ainda que não permita que desempenhe seu trabalho e siga sua vida normalmente, de acordo com as características da apólice, poderá ser solicitado o resgate do seguro de vida.

Desse modo, serão imprescindíveis alguns documentos para que seja feita a análise do caso e respectivo resgate.

Geralmente, as exigências para se receber seguro de vida são:

  1. Cópia da certidão de óbito autenticada ou, em caso de invalidez, laudo médico que ateste essa situação;
  2. Cópia com data atualizada da certidão de nascimento ou de casamento, extraída após a morte do segurado e contendo seus dados pessoais;
  3. Declaração dos herdeiros;
  4. Cópia da certidão de nascimento de eventuais beneficiários com menores de 18 anos;
  5. Cópia do CPF de quaisquer beneficiários com idade entre 16 e 18 anos;
  6. Comprovante de residência, CPF e RG de beneficiários maiores de 18 anos;
  7. Autorização de crédito para pagamento.

Lembrando que os documentos solicitados podem variar de uma seguradora para outra. Além disso, é recomendável que sejam apresentados os comprovantes dos custos relativos à internação, velório e demais despesas diretamente ligadas ao segurado caso esteja prevista cobertura dessas despesas pela apólice.

Nota-se a importância de estar ciente de diversos detalhes, em alguns momentos é necessário buscar orientação de um profissional. Logo, é indispensável que os familiares e amigos que estão próximos estejam instruídos a guardarem todos os comprovantes que atestam as despesas.

Quanto tempo a empresa leva para efetuar o pagamento do seguro de vida?

O tempo para receber o Seguro de Vida é de acordo com a agilidade dos familiares em apresentar todos os documentos necessários. Sendo assim, após essa entrega de documentos, a seguradora tem um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento. 

A ocorrência de atrasos além do prazo mencionado pode ocorrer em caso de haver alguma dúvida justificável ou na falta de um ou mais documentos.

Por fim, ao surgir alguma dúvida fundamentada na lei e nas cláusulas contratadas, a seguradora pode solicitar a apresentação de documentos adicionais que justifiquem ou solucionem o problema.  

O Henrique Lima Advogado possui uma equipe multidisciplinar dedicada de forma constante às demandas desse mercado, com a finalidade de garantir uma assessoria de nível elevado e segurança jurídica.

Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, estaremos à disposição para orientá-lo e seguiremos compartilhando informações importantes.

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