• Fale com Henrique Lima

  • Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a política de privacidade.

Mulher comprova trabalho rural de 11 anos na Justiça e consegue aposentadoria por tempo de contribuição do INSS

A 18ª Vara Federal de Curitiba (PR) determinou, em 11 de novembro de 2024, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conceda a aposentadoria por tempo de contribuição a uma mulher, de 61 anos, mediante o reconhecimento do exercício de atividade rural por, pelo menos, 11 anos.

Henrique Lima, sócio da Lima & Pegolo Advogados Associados, informa que, na sentença, ficou estabelecido que os pagamentos serão retroativos, a contar da DER (data de entrada do requerimento) em 19 de maio de 2023.

O advogado diz que, somados o período de trabalho rural, entre 15 de abril de 1975 a 30 de setembro de 1985, a autora, H.S., possui 34 anos, 4 meses e 24 dias de tempo de contribuição, tendo direito à aposentadoria integral por tempo de contribuição (CF/88, art. 201, § 7º, inc. I, com redação dada pela EC 20/98).

“O tempo de serviço rural deve ser demonstrado mediante início de prova material contemporâneo ao período a ser comprovado, sem necessidade de abranger todo o período a comprovar, complementado por prova testemunhal, a teor do artigo 55, § 3º, da Lei n. 8.213/91, c/c Súmula 149 do Superior Tribunal de Justiça”, frisa.

Contina que, embora o artigo 106 da Lei de Benefícios relacione os documentos aptos à comprovação de atividade rural, tal rol não é exaustivo. Desse modo, pontua, o que importa é a apresentação de documentos que se prestem indiciários do exercício de atividade rural, os quais podem se referir a terceiros.

“Não há na lei, exigência de apresentação de documentos em nome próprio e, ademais, via de regra, nas famílias dedicadas à atividade rural, os atos negociais são efetivados em nome do chefe do grupo, geralmente o genitor”, ensina Henrique Lima.

Encerra detalhando que, neste caso em específico, foram apresentados diversos documentos. Certificado de Inscrição no Cadastro Rural, notas fiscais de comercialização de produtos rurais e comprovante de aposentadoria por idade rural, em nome do pai da autora. E, entre outros, documentos relativos aos estudos do irmão dela, realizada em escola rural de Iretama.

10 pessoas leram esse artigo

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/wwhenr/public_html/wp-content/themes/henriquelima/single.php on line 126

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/wwhenr/public_html/wp-content/themes/henriquelima/single.php on line 128

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/wwhenr/public_html/wp-content/themes/henriquelima/single.php on line 130

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou