• Fale com Henrique Lima

  • Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a política de privacidade.

Funcionário dos Correios diagnosticado com transtorno dos discos lombares conquista na Justiça direito de receber auxílio-acidente de forma retroativa 

A 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá (MT) condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 10 de janeiro de 2023, ao pagamento de auxílio-acidente mensal em favor correspondente a 50% (cinquenta por cento) do salário do benefício a um funcionário dos Correios diagnosticado com transtorno dos discos lombares com radiculopatia. Na decisão, ficou estabelecido que os valores devem ser contabilizados de forma retroativa, a contar de 28 de março de 2006, quando o trabalhador deve cessado os recebimentos do auxílio-doença. 

Sócio da Lima & Pegolo Advogados Associados, Henrique Lima explica que seu cliente, A.A., apresenta redução da capacidade para o trabalho pela impossibilidade de realizar atividade que demande sobrecarga na coluna vertebral lombar.

“Ficou constatado que o trabalho desempenhado, ainda que não tenha sido a causa desencadeante de suas patologias, pode, ao menos, ter atuado como concausa no surgimento das mesmas. E, que as lesões estão consolidadas”, destaca o advogado. 

Explica que, de acordo com a Lei 8.813891, o auxílio-acidente é concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia – como é o caso do seu cliente. 

“Estrategicamente, demonstramos o nexo causa com reconhecimento dos Correios, considerando que a autarquia emitiu Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT)”, encerrou Henrique Lima, ao falar um pouco mais da abordagem realizada para ter ganho de causa neste caso. 

12 pessoas leram esse artigo

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou