Direito securitário e o agronegócio

O agronegócio é uma força motriz do Brasil; além disso, é um orgulho nacional.

O Agro é um dos pilares da economia brasileira e fundamental para fazer com o país cresça e se desenvolva. Desse modo, sendo tão importante para o país e envolvendo uma cadeia de inúmeros encargos, da produção e plantação, armazenamento e distribuição, é importante que os produtores também sejam revestidos com a segurança necessária. O seguro, afinal, é uma garantia de segurança para o segurado.

Os seguros rurais, modalidade de seguros do agronegócio, são numerosos, englobando diversas categorias e modalidades em extenso rol de cobertura, com apólice que vão desde proteção de equipamentos utilizados nas atividades de plantio e colheita (como tratores, colheitadeiras, plantadeiras etc.) até cobertura em perda dos insumos utilizados, por fatores diversos (como chuvas, secas, geadas etc.), que resultem na perda da safra.

Portanto, o Direito Securitário, área do Direito com enfoque nos seguros, também se conecta ao agronegócio, fazendo a conexão entre o direito securitário e o agronegócio brasileiro.

São diversos os exemplos de temas que podem fazer com os produtores segurados precisem recorrer ao poder judiciário, a fim de evitar ilegalidades cometidas pelas seguradoras, vejamos:

  1. Perda de safra por excesso de chuva e negativa da seguradora em pagar indenização;
  2. Perda de safra por seca e negativa da seguradora em pagar indenização;
  3. Perda de safra por fatores climáticos diversos, como incêndios, granizo, trombas d’água etc., e negativa da seguradora em pagar indenização;
  4. Abusividade de cláusula nos contratos de seguros rurais; entre outros.

Além do rol acima, as modalidades de abuso são diversas, portanto, entre em contato com nossa equipe para que seu caso possa ser melhor compreendido.

Nossa equipe é especializada em direito securitário e conta experiência na área!

3 pessoas leram esse artigo
Sobre o Autor

Conheça o autor H. S. Lima e seus conteúdos de Filosofia e Fé

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou