Abono de Permanência

O Abono de Permanência é um importante direito do Servidor Público e uma relevante ferramenta da Administração para estimular a continuidade do Servidor na atividade.

Quando o servidor já tem direito à aposentadoria voluntária, mas opta por permanecer na ativa, tem direito de receber de volta o valor da contribuição previdenciária que é descontada. E o valor ainda é isento de imposto de renda.

Apesar de sua importância, ainda há muitos servidores, principalmente em municípios menores, que desconhecem essa possibilidade e deixam de requerer o benefício.

Importante lembrar que o Abono de Permanência deve ser pago RETROATIVAMENTE a data em que o servidor atingiu o direito à aposentadoria, mas apesar disso existem municípios que pagam apenas a partir da data em que o servidor faz o requerimento administrativo. Nessa situação, há o direito às diferenças retroativas.

Caso o servidor pretenda a Aposentadoria Especial (insalubridade), também poderá receber o abono de permanência a contar da data em que completou os requisitos para a Aposentadoria Especial.

Leia os textos abaixo e se informe mais sobre alguns direitos.

Porém, se tiver dúvida em alguma situação específica, envie seu contato e vamos conversar. Será uma honra para nós.

Conte comigo e com minha equipe para te ajudar.

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

Fale comigo por E-mail ou