Recebi um valor do seguro por invalidez, mas não sei se está certo o valor, será que tenho direito há mais algum valor?

Essa é uma dúvida muito comum, pois cada seguro possui uma apólice diferente, então é preciso atentar-se a todas as cláusulas. 

Como é feito o cálculo da indenização? 

A forma mais comum de calcular a indenização é utilizando os valores da tabela da Susep – Superintendência de Seguros Privados. Nessa tabela constam os percentuais mínimos que são aplicados sobre a importância segurada, por órgão ou membro lesado. 

A seguradora também pode optar por outras tabelas para efetuar o cálculo da indenização, porém a tabela sempre deverá constar na apólice. E é aqui que o segurado deve prestar muita atenção. 

A cláusula surpresa no contrato com a seguradora 

Muitas vezes a seguradora não específica nas condições gerais do plano qual tabela será utilizada e o trabalhador só toma conhecimento disso quando sofre um acidente e precisa acionar o seguro. Essa é um problema frequente nos seguros por invalidez, dessa forma o segurado acaba sendo surpreendido com uma cláusula desconhecida dizendo que a indenização por invalidez será calculada com base na tabela Susep. 

De acordo com o CDC – Código de Defesa do Consumidor, os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance. Ou seja, não deixar claro no contrato que a seguradora usa a tabela Susep para efetuar o cálculo da indenização é uma violação desse artigo do Código de Defesa do Consumidor. 

Por isso é importante atentar-se a essa prática de tentar ocultar cláusulas que limitam direitos dos segurados. Isso porque a informação adequada e clara é um direito básico do consumidor. O nome disso é “cláusula surpresa” e é considerada uma cláusula abusiva, pois surpreende o consumidor em momento posterior à contratação. 

Nesse sentido, há várias decisões recentes que determinam que a seguradora pague indenização integral em seguro de vida em caso de invalidez parcial e permanente. Isso porque cabe à seguradora especificar na apólice sobre cláusulas que limitem direitos do segurado. 

Sobre o tema, o ministro Marco Aurélio Bellizze destacou em um agravo no STJ: 

“Como a relação é de consumo, firmou-se que ‘a seguradora deve sempre esclarecer previamente o consumidor e o estipulante (seguro em grupo) sobre os produtos que oferece e existem no mercado, prestando informações claras a respeito do tipo de cobertura contratada e as suas consequências, de modo a não induzi-los em erro’. (AgInt no REsp 1.644.779)” 

Portanto, a necessidade de uma redação de apólice clara, de fácil entendimento e que demonstra a boa-fé da empresa seguradora é requisito para que o contrato de consumo tenha eficácia em relação ao consumidor. 

Vale lembrar que ainda não há um entendimento formado sobre esse assunto, alguns tribunais entendem o contrário, mas se o segurado não tinha conhecimento da tabela e possui dúvidas sobre o valor recebido, é recomendável que procure um advogado para assegurar seus direitos. 

Ainda possui dúvidas sobre o assunto?

Envie para nossa equipe por meio do formulário abaixo ou busque auxílio de um Advogado Especialista em direito do trabalho. 

211 pessoas leram esse artigo

Vamos conversar sobre esse assunto?

Preencha o formulário para que eu ou alguém de minha equipe possa entrar em contato com você.

    Exames, atestados, apólice, etc. e tudo que você acredita que possa me ajudar entender seu caso

    Ao preencher o formulário você concorda com os termos de nossa política de privacidade

    Fale comigo por E-mail ou