Provérbios para a Vida: ajude quem precisa

Sempre que puder, ajude os necessitados. (Pv. 3:27)

Na cultura judaica a prática de ajudar os necessitados é diferente da tradicional ideia de caridade, por não ser considerada uma opção e sim uma obrigação que denominam de tsedacá, fazendo parte dos 613 mandamentos que Deus entregou ao povo hebreu após a saída do Egito.

Ensinam os rabinos que a prosperidade do povo judeu se deve, em boa parte, à prática da tsedacá. Inclusive costuma ser estudada dentro de temas relacionados às finanças.

O socorro aos necessitados tem o poder de atrair prosperidade por estar alicerçado no princípio da medida por medida, que denominam midá kenégued midá, segundo o qual os céus se movem em nosso favor na mesma forma e medida que agimos com nossos semelhantes. Nesse sentido, quem é generoso em ajudar financeiramente os pobres, receberá dos céus proporcional generosidade financeira. Portanto, se formos muito criteriosos e resistentes em socorrer quem precisa, o mesmo nível de exigência nos será cobrado.

A prática da tsedacá implica em destinar entre 10 e 20% de nossas rendas para ajudar quem passa por necessidades. Não se confunde com o dízimo entregue às igrejas, porque a destinação da tsedacá deve ser exclusivamente as pessoas carentes, podendo ser feito por meio de projetos sociais com o objetivo de suprir primeiramente o básico como alimento, saúde, roupa, moradia e, uma vez satisfeitas, também favorecer educação, desenvolvimento profissional, cultural, entre outros.

O fato de o provérbio dizer para ajudar “sempre que puder” não deve ser interpretado como desculpa para fazer pouco ou até mesmo para nada fazer em favor dos pobres, pois a bíblia orienta agirmos como bons e fiéis mordomos na administração dos bens materiais que nos foram temporariamente confiados a fim de termos condições de auxiliar aqueles que precisam.

CONTINUA…

————-

Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Provérbios para a Vida: peça direção do alto

Eu darei bons conselhos. (Pv. 1:23, parte. NTLH) O mundo está cada dia mais imprevisível. Fazendo um trocadilho, a imprevisibilidade…

Provérbios para a Vida: em algum momento, as chances acabam

Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar.…

Provérbios para a Vida: não persiga a riqueza

Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente,…