Provérbios para a Vida: humildade

Não fique pensando que você é sábio… (Pv. 3:7)

Ser consciente das próprias qualidades não é problema, pelo contrário, é até aconselhável pois, na medida certa, resulta numa salutar autoconfiança. Uma pessoa inteligente não precisa ficar pensando que é burra ou incapaz, tampouco precisa fingir ser menos do que se sabe que é, isso seria hipocrisia.

A advertência é com relação à falta de humildade, é um alerta para a necessidade de se precaver da altivez, da arrogância, da presunção, do orgulho, da vaidade, da soberba e de outros sentimentos semelhantes.

A falta de humildade traz vários problemas profissionais e pessoais, cujas consequências podem variar conforme o momento da vida em que se manifesta.

No início de uma carreira, a arrogância dificulta que um potencial talento se desenvolva porque fecha muitas portas. Aliás, quem já entrevistou um candidato arrogante sabe o quanto chega a ser desagradável a experiência, sem dizer que geralmente ele é sumariamente eliminado da disputa.

Quando a prepotência se estabelece na fase da maturidade, com o sucesso profissional já conquistado, ela tem o efeito de afastar as pessoas boas e sinceras que eram ou que poderiam ser verdadeiras e leais amigas, deixando ao redor os interesseiros, que buscam apenas algum proveito e que vão embora quando conseguem ou quando não encontram o que buscam.

A manifestação da arrogância também pode ser analisada segundo os níveis de intensidade.

Na escala mais grave estão aqueles que simplesmente não conseguem ou não querem se controlar e vomitam esse sentimento em todos os relacionamentos. Numa posição intermediária, há os que exalam a podridão do orgulho próprio apenas contra as pessoas que, aos seus altivos olhos, se encontram numa classe inferior. No estágio mais leve estão os que normalmente conseguem se conter, mas que eventualmente deixam escapar atitudes que demonstram esse sentimento reprimido. Esses últimos vivem num contínuo estado de tensão em não revelar esse defeito de caráter. Apesar de estarem melhor que os citados anteriormente, pois ainda tentam se controlar, o melhor é mudar a imagem que possuem de si próprio e viverem em paz consigo mesmo e com os outros.

Existem várias consequências ruins para a falta de humildade, mas creio que a pior delas é a de atrapalhar e, nos casos mais graves, de impedir o crescimento. Quando alguém já se considera sábio, dificilmente está aberto a aprender mais e, aliás, nem sequer sente essa necessidade.

Conta a história grega que Querofonte perguntou ao Oráculo do deus Apolo, na Cidade de Delfos, quem seria a pessoa mais sábia da época e a resposta foi que seria Sócrates. Algumas fontes dizem que foi o próprio Sócrates quem fez essa consulta. Fato é que Sócrates ficou muito intrigado com a revelação, pois se considerava conhecedor de apenas uma verdade: “só sei, que nada sei”. Diante disso, empenhou-se em conversar com as pessoas consideradas sábias da época, fazendo-lhes perguntas. Foi então que notou que eles possuíam conhecimentos superficiais, tendenciosos e pouco fundamentados. Na época, isso incomodou muita gente importante levando Sócrates a ser condenado à morte, por meio da ingestão de cicuta. Morreu, mas teve enorme influência na transformação do mundo a partir dele.

CONTINUA…

————-

Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Provérbios para a Vida: peça direção do alto

Eu darei bons conselhos. (Pv. 1:23, parte. NTLH) O mundo está cada dia mais imprevisível. Fazendo um trocadilho, a imprevisibilidade…

Provérbios para a Vida: em algum momento, as chances acabam

Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar.…

Provérbios para a Vida: não persiga a riqueza

Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente,…