Provérbios para a Vida: lealdade e fidelidade

Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. (Pv. 3:3-4)

Lealdade e fidelidade parecem significar quase a mesma coisa, mas como como veremos, são bastante distintas e imprescindíveis em todas as áreas da vida.

Em primeiro lugar, devemos saber que nem toda relação exige fidelidade, pois somente é obrigatória quando voluntariamente realizamos esse voto ou quando ele está subentendido. Por outro lado, em absolutamente tudo que fazemos temos a obrigação de agir com lealdade, sendo irrelevante se nossas atitudes impactarão uma única pessoa, um grupo ou até mesmo uma coletividade indeterminada, pois é uma exigência que está sempre implícita e que inconscientemente esperam de nós.

Enquanto entre os cônjuges e os namorados existe tanto o dever de fidelidade como o de lealdade, entre os parceiros comerciais, os empregados e empregadores, os sócios, os associados, os membros de igrejas, de clubes, os integrantes de determinados segmentos que se assemelham pelo pensamento filosófico, ideológico, sociológico ou religioso, mesmo que a fidelidade não costume ser exigida, a lealdade, por outro lado, é sempre inegociável.

Numa relação profissional, se não houve promessa de fidelidade, não há problemas em ouvir ou mesmo em buscar outras propostas a fim de avaliar possíveis novos caminhos. Entretanto, haverá deslealdade se em qualquer momento forem reveladas informações, técnicas, projetos ou mesmo fragilidades que foram compartilhadas numa atmosfera de confiança, ou, pior ainda, se houver qualquer acusação (verdadeira ou não) tendente a denegrir a imagem do ex-parceiro.

Não há deslealdade e muito menos infidelidade quando em um novo emprego, empreitada ou sociedade se utiliza das habilidades e das técnicas que foram forjadas ou aprimoradas na antiga relação, pois isso faz parte do patrimônio profissional acumulado. Contudo, é deslealdade abordar a carteira de clientes que havia sido conquistada, ainda que por si próprio. Não há problema em ser procurado por alguns deles que eventualmente estejam insatisfeitos com o serviço, o produto ou o atendimento que estão recebendo, mas a decisão da troca não pode ser fruto de uma abordagem direta ou, muito menos, insistente.

CONTINUA…

————-

Querido leitor,

Está gostando deste texto?

Ele é trecho de um dos capítulos do livro que em breve lançarei (está na editora), chamado “Provérbios para a Vida – Sabedoria bíblica para o dia a dia”.

Se tiver interesse, participe de nosso pré-lançamento. Envie uma mensagem por qualquer canal deste site, assim colocarei seu nome na lista de prioridades. Você poderá comprar com desconto de 40% do valor de capa.

Que Deus te abençoe.

Sobre o Autor

H. S. Lima

H. S. Lima é escritor, advogado e palestrante. Tem como propósito de vida compreender os princípios eternos contidos principalmente nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, chamados de Pentateuco ou Torá, identificar a compatibilidade com a mensagem de Jesus Cristo, para então ensinar como observá-los na vida pessoal e profissional.

Veja outros conteúdos relacionados

Provérbios para a Vida: peça direção do alto

Eu darei bons conselhos. (Pv. 1:23, parte. NTLH) O mundo está cada dia mais imprevisível. Fazendo um trocadilho, a imprevisibilidade…

Provérbios para a Vida: em algum momento, as chances acabam

Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar.…

Provérbios para a Vida: não persiga a riqueza

Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente,…